SERVIÇOS

 
RPG Souchard - Reeducação Postural Global

A reeducação Postural Global é um método que trata do corpo como um todo. Corrige desvios de postura, cura dor e vai agindo até reparar o foco do problema.

A RPG trabalha o corpo todo – simultaneamente – através de um conjunto de oito posturas, cada uma trabalhando uma cadeia muscular. As sessões tem duração media de uma hora e os resultados são percebidos a partir da décima sessão. Os músculos são interligados e só devem ser tratados em conjunto.

O QUE É RPG
A Reeducação Postural Global, mais frequentemente designada por suas iniciais RPG, é um método original e revolucionário nascido da obra “O Campo Fechado”, publicado em 1981 por Philippe E. Souchard depois de quinze anos de pesquisa no domínio da ginástica postural.

A RPG é baseada em três princípios sólidos: individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da consequência à causa) e globalidade (não tratar por partes isoladas e sim o corpo como um todo, pois toda atividade muscular estática ou dinâmica é sempre concêntrica e leva a um encurtamento muscular).

Reeducar permanentemente os músculos em estiramento se faz necessário já que o sistema muscular está dividido em músculos tônicos e fásicos. Em caso de hipertonia os músculos estáticos se encurtam de forma relevante, causando desvios ósseos e compressões articulares. Além disso, como os músculos estão organizados em forma de cadeias musculares, todo alongamento segmentar será ineficaz. Para alongar de forma eficaz um músculo, o correto é estirar a cadeia muscular a qual ele pertence.

A morfologia do corpo está em função da atividade diária, dos hábitos e tensões adotadas. A deformação deste conjunto arquitetônico, que é o corpo humano, tem sua origem no encurtamento e rigidez do sistema músculo-tendinoso e de suas diferentes cadeias musculares estáticas, por sua atividade tônica permanente e da flacidez e relaxamento dos músculos dinâmicos, por sua atividade hipotônica.